É mais fácil do que parece ...

2.9.5 - Obrigações Taxa Fixa

26-02-2010 15:56

2.9.5 - Obrigações Taxa Fixa

 

    Nas obrigações de taxa fixa assistimos a um processo relevante, a relação inversa que existe entre o preço de obrigações e a taxa de juro.

    Quando as taxas de juro sobem, o preço das obrigações de taxa fixa descem e vice-versa.

    Este acontecimento deve-se ao facto de o cupão das obrigações de taxa fixa ser constante, no momento da subida das taxas, assim, as obrigações tornam-se menos interessantes e perdem o seu valor de mercado, além de, na maturidade, o valor de reembolso ser 100% (ao par) do investimento inicial.

 

2.9.6 - Taxa Interna e Rentabilidade

 

 

 

    Denominada de yield-to-maturity, é uma taxa interna de maturidade informativa, porque é com esta taxa que recolhemos informação do retorno efectivo de uma obrigação de taxa fixa, tendo em conta o preço a que foi adquirida e os cupões que paga periodicamente.

    Esta rentabilidade contende o reinvestimento dos cupões pagos, poderá ser mensal, trimestral, semestral ou anualmente.

 

 

 

 2.9.7 - Duração

 

 

     Na língua inglesa duration é uma medida de sensibilidade de uma obrigação das taxas de juro. Uma duração é sempre expressa em anos e quanto maior for a duração, maior o risco das taxas de juro afectarem o preço das obrigações.

    Calcula-se uma duração, envolvendo o valor actual, a data de vencimento (maturidade) da obrigação de taxa fixa e o cupão.

 

 

Voltar

Procurar no site

Powered by : João Filipe Duarte Costa