É mais fácil do que parece ...

2.6 - Termos Técnicos

01-03-2010 15:35

2.6– Termos Técnicos

2.6.1– Free Float

 

Normalmente, nem sempre o capital de uma empresa se encontra investido em bolsa. Entre os diferentes investidores, existem os que investem estrategicamente e que possuem nas suas carteiras de investimento acções que representam uma importante percentagem de capital. Estas acções não estão disponíveis para negociação.

Com isto, o free float, consiste na parte do capital social que está admitido a cotação e pode ser livremente transaccionado em bolsa entre os investidores.

 

2.6.2– Capitalização Bolsista

 

A capitalização bolsista está relacionada com o número de acções que se encontram no mercado. Será então, o valor de mercado da empresa.         

Para obtermos esse valor temos de multiplicar o número de acções pela cotação do título.

 

 

 2.6.3– Stock Split 

 

O conceito de stock split está direccionado para o número de acções que constitui o Capital Social de uma empresa. Quando uma empresa anuncia um stock split, vai desmultiplicar o valor nominal da totalidade das acções representativas do seu capital.

 


 

    Por exemplo: Um investidor tem 500 acções de uma empresa e a última cotação foi de 10 €, após o stock split passará a ter 1000 acções a uma cotação de 5 €.

Concluímos assim, iremos ter um maior número de títulos, em que o preço irá sofrer pequenos ajustes que conduz a um maior grau de liquidez.

 

 

 

2.6.4– Dividendos

 

Os dividendos são uma forma de remunerar os accionistas de uma empresa. A empresa ao conceber lucros, parte desses lucros serão distribuído pelos accionistas, que denominamos por dividendos.

Com isto, surge a noção de dividend yield, é a ligação que existe entre a cotação e o valor do dividendo por ela pago.

 

 

 

Voltar

Procurar no site

Powered by : João Filipe Duarte Costa